Gears of War 4 : A dublagem do Zangado

Não é de hoje que a indústria do entretenimento vem apostando em diferentes tipos de marketing para levar seu produto a um público cada vez mais extenso. No mundo das animações é extremamente comum vermos celebridades interpretando personagens só para arrastar multidões de fãs para as salas de cinema, o que vez ou outra gera controvérsias como no caso do apresentador Luciano Huck. O global dublou Flym Rider, um dos personagens principais da animação Enrolados (Tangled de 2010) e o resultado foi, na escolha de um termo mais sútil, desastroso. Hoje sabemos que indústria dos games já superou o cinema em termos de arrecadação nesses últimos anos. Ironicamente parte disso se deve ao clima cada vez mais cinematográfico e imersivo que os games proporcionam ao jogador. No entanto em meio a tudo isso se mantém ainda uma questão muito pertinente; E as dublagens dos games, precisam ter o mesmo nível de qualidade das atuações cinematográficas?

Celebridades ou Profissionais nas dublagens?
Para isso precisamos entender o conceito de dublagem; a dublagem consiste em reproduzir em um determinando personagem suas falas através de uma voz minimamente compatível com o humor, personalidade e aparência física, necessitando também que haja toda uma carga emocional impressa em tais falas. Assim concluímos que; sim, todo dublador também precisa ser um ator. Considerada há algum tempo a melhor dublagem do mundo (algo que discutiremos em outro post mais detalhado), a dublagem brasileira mantém-se em nível altíssimo a custo de muita competência e dedicação; Profissionais como Marcio Seixas, Garcia Junior, Marcio Simões dentre outros, tornam o simples ato de assistir a um produto dublado em algo espetacular, sem dever em nada ao produto original, salvo as proporções devidas, é claro. Quando se coloca uma celebridade, ou ainda pior; uma sub celebridade para fazer um trabalho que deveria ser executado por um profissional, se esta de fato causando automaticamente uma perda de qualidade considerável no produto final, sem falar no desrespeito com os profissionais qualificados e com os consumidores, que terão que lidar com um produto, na melhor das hipóteses, mediano. Mas então por que ainda escolhem celebridades (da TV, Internet ou whatever) sem nenhuma experiência ou treinamento para dublarem personagem de games tão notórios? Realmente vale a pena compensar a queda nas vendas provocada por essa “falha” no produto final pelo acréscimo de consumidores fãs de tal celebridade? Essa é a uma pergunta da qual eu também adoraria saber a resposta. No inicio de 2015 tivemos algumas polemicas envolvendo a dublagem de dois grandes jogos: Mortal Kombat X e Battlefield Hardline. Em Mortal Kombat X tivemos a cantora Pitty dublando Cassie Cage (Filha de Jhonny Cage). Veja como ficou; A dublagem de Pitty chegou a ser um destaque na campanha promocional do game, tendo inclusive seu rosto nas caixas do jogo reiterando sua participação. Depois de lançado, o game (mais precisamente a cantora) recebeu muitas criticas de fãs, acusando a dublagem de amadora. Destaque para as tentativas falhas de auto referência como; "Vou equalizar a sua cara" que causaram muito mais vergonha alheia que decepção. Ainda assim, a dublagem abaixo da média de Pitty não conseguiu ser pior que o produto que nos foi entregue pelo cantor Roger, que dublou o personagem Nick Mendoza em Battlefield Hardline. A critica caiu tão dura na dublagem de Roger que ele chegou a dar algumas declarações polemicas como essa em seu twitter;
Tendo até inclusive atacado o dublador Guilherme Briggs, quando esse citou como deselegante a reação de Roger aos fãs que não aprovaram sua dublagem. O que tudo isso nos diz? Bem, que talvez já esteja mais do que definido o que acontece quando se coloca ‘não profissionais’ para fazer o trabalho de profissionais, certo?

A dublagem do Zangado
A algumas semanas atrás outra polêmica envolvendo dublagens sendo executadas por não profissionais surgiu nas ‘inter webs’ da vida. O youtuber Zangado foi convidado para dublar Gears of War 4, shooter esperadíssimo para Xbox One. Muitos fãs da franquia (e do próprio zangado) recriminaram a atitude do jovem o acusando de hipocrisia, pelo fato do próprio zangado ter feito criticas a dublagens como as da Pitty e Roger; Confiram o que disse o rapaz sobre as dublagens supracitadas em um de seus vídeos;
“Existe no Brasil, centenas de dubladores profissionais, de qualidade e esse lance de chamar famoso nunca funcionou direito”. “A Pitty recebeu o papel de dublar a Cassie e assim como o cantor Roger no Hradline, não ficou bom, chamem um dublador famoso, chamem o Guilherme Briggs...” 
Para se defender, Zangado soltou a seguinte nota;
“Eu não interpretei, saca .Eu não fui ator. Meu personagem tem 'trocentas' falas isoladas de combate. E por isso que eu aceitei e por isso que ficou ótimo. Eu sei dos meus limites. E por isso eu tô sempre preparado. Tipo Bob esponja. “Estou pronto!”. 
Bem, quem pode julgar o rapaz, afinal de contas ele é apaixonado por jogos e de repente viu em sua frente uma oportunidade única de se eternizado em algo relacionado aquilo que ele tanto ama. De fato, o problema maior não está na incoerência de Zangado ao condenar dublagens não profissionais e depois fazer parte delas, ora, ainda que sejam “falas isoladas”, não se trata de um NPC e sim de um personagem jogável, o que está em jogo é; Afinal de contas, qual a qualidade da dublagem do Tio Zangs? Vendo e revendo todas as falas percebemos facilmente a empolgação em sua voz, embora em alguns momentos pareça que ele está “gritando pra dentro” como se não quisesse incomodar as pessoas por perto, a maior parte do jogo sua voz e timbre imprimem a emoção necessária para o momento. Outro detalhe fica por conta da voz abafada, como se seu áudio tivesse uma qualidade inferior, porém isso talvez seja detalhe do próprio jogo, visto que seu personagem usa um capacete que certamente deve abafar a voz. De fato, precisamos concordar que não ficou uma dublagem ao um nível profissional (talvez porque ele não seja um profissional), porém não foi nada que pudesse comprometer a imersão no jogo ainda mais levando em conta que certamente foi sua primeira dublagem. Se foi pelo dinheiro, pela paixão aos games ou pela curiosidade em fazer algo totalmente diferente; não cabe a nós fazer julgamento de valor sobre as atitudes do youtuber, o que podemos fazer (e com razão) e tecer qualquer tipo de critica ao produto final de seu trabalho, que, de um modo geral, não ficou ruim, embora pudesse ter ficado bem melhor.