Nerd e CDF, um emaranhado de estereótipos?



 Ainda há um grande problema no entendimento popular a respeito do que é ser um Nerd, o mesmo pode-se dizer dos CDFs. Nerds e CDFs tem, em conjunto, experimentado as consequências do isolamento social por décadas, em função de suas inadequações com os padrões normativistas da sociedade, porém o que muitos não sabem é que entre ambos os grupos há muito mais diferenças do que semelhanças.

O que um Nerd?
Bem, na prática o Nerd deveria respeitar a definição da tia Wikipedia, mas na realidade tudo é muito mais complexo e diferente. Se você procurar em qualquer lugar na internet, obterá mais ou menos a seguinte definição para um Nerd;
Uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.
Bem, essa definição não está totalmente errada, mas também está longe de estar completamente correta, porém como não somos os “dono da razão”, vamos apenas analisar um pouco a estrutura dessas afirmações e ver se chegamos a uma conclusão.
Não se sabe exatamente de onde surgiu a expressão Nerd, o que temos são hipóteses, como; a escrita da palavra Drunkao contrário (Knurd, que lembra Nêrd) e até a junção das siglas do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, que em inglês fica Northern Electric Research and Development (NERD), uma vez que seus funcionários costumavam passar noites em claro efetuando pesquisas, o que acabava afetando seu comportamento em relação aos padrões sociais.
Mas e o que há de errado em tudo isso? Não são os Nerds anti-sociais? Solitários? Sedentários e Inteligentes? A Resposta é....Não exatamente.
O conceito do que é ser um Nerd sofreu muitas “atualizações” desde que surgiu até agora. Com o surgimento do termo CDF algum tempo depois, as caraterísticas especificas do Nerd facilitaram ainda mais as medidas para diferencia-lo do seu análogo. Sendo assim, podemos dizer que Nerd define basicamente aquela pessoa que tem muito interesse e dedicação em uma determinada área, por exemplo, hoje o modelo padrão de Nerd mais famoso é o leitor das HQs (Histórias em Quadrinhos, se você fosse Nerd saberia), seguido pelos Gamers (Nerds dos Videos-Games), Geeks (Nerds das tecnológicas) e Cinéfilos (Nerds obcecados por cinema). No entanto há vários outros segmentos que podem ser usados para classificar um Nerd.
Assim sendo, um Nerd não precisa necessariamente ser inteligente, anti-social, solitário ou sedentário, pois esses elementos não definem por regra o comportamento Nerd, ora, muitos exemplos de Nerd que quebram esse estigma podem ser citados como é o caso do Mark Zuckerberg (Geek criador do Facebook), Vin Diesel (Que é fanático pelo RPG Dungeons and Dragons e tem até sua própria produtora de Vídeo Games, a Trigon Studios), Nicholas Cage (Isso mesmo, o ator de cinema é super fã de HQs e batizou o próprio filho de Kal-El, o Superman) e o nosso eterno Robin Williams (Tão Nerd que dava palestras em convenções de jogos e batizou a própria filha de Zelda, nome dado às mulheres da família real de Hyrule no Game homônimo).
Agora me digam, onde estão os óculos fundo de garrafa do Nicolas Cage? Ou o comportamento anti social de Robin Williams? Ou o sedentarismo do Vin Diesel? Bem, você não irá achar pois isso não passa de estereótipos já estabelecidos de maneiras tão fortes que já se enraizarem na cultura popular.
Ser Nerd não significa exatamente ser super inteligente, anti social ou não saber lidar com garotas, há Nerds garanhões assim como há Nerds tímidos e os extremos valem para todas as outras características, algo que ainda é muito mal compreendido pela massa Não Nerd, pois ainda possuem uma visão de que o Nerd é isolado do mundo, mas sem perceber um pequeno detalhe muito importante, isolamento do mundo Não Nerd não significa propriamente isolamento do mundo, pois Nerds, assim como os membros de vários outros círculos sociais, tendem a procurar se relacionar mais com os seus.
Bem, partindo daqui fica mais fácil analisarmos as origens e o significado do termo CDF, então vamos em frente.

O que é um CDF?
Assim como o conceito de Nerd, o CDF tem várias definições web adentro dentre as quais as mais famosas são Cabeça de Ferro, Crânio de Ferro e até mesmo C* de Ferro. Muitas são as explicações que aparecem por ai, como a de que, por estudar muito e a cabeça não explodir eles teriam a cabeça de ferro ou que por passarem muito tempo sentadas estudando elas deveriam ter um C* de ferro para aguentar.
Mas afinal de contas, é isso mesmo?
Bem, primeiro temos que entender que CDF é um adjacência brasileira, por essa razão muitos costumam dizer que o termo é uma “nacionalização” da palavra Nerd, o que de cara não está muito correto.
CDF, com o passar do tempo passou a representar o que costumava caracterizar (para as massas) o Nerd, antigamente. Mesmo assim, a definição ainda não está inteiramente correta. Podemos chamar de CDF a pessoa que se dedica bem mais aos estudos, diferente do Nerd, o CDF não precisa por regra aplicar-se demais a alguma coisa (se não aos estudos), o que nos leva a ter CDFs que nunca assistiram Senhor dos Anéis, ou que não dão a mínima para Jogos de Video Games assim como também nunca leram uma HQ na vida.
Se de um lado Nerds adoram dedicar seu tempo a algum tipo arte ou atividade (como cinema, vídeo-games, livros de Fantasia e Ficção Científica) do outro tudo o que interessa a um CDF é a progressão de seus estudos e uma boa formação acadêmica. Claro que isso não é regra, podem sim haver CDFs que se interessem por entretenimento midiático assim como Nerds interessados e obcecados pelos estudos, mas ai já é um emaranhado mais complexo do que estamos dispostos a debater nesse post.
Bem, um dos ótimos exemplo de CDF popular que podemos citar é a atriz Natalie Portman, a garota se formou em psicologia em Harvard, além de ter artigos publicados em revistas cientificas e ainda falar (Além de inglês, é claro) Hebraico, Francês e Japonês. Outros nomes de CDFs famosos são; James Franco (O Duende Verde do Homem-Aranha de 2002), Edward Norton(O Hulk de 2008), Mayim Bialik (Amy Farrah Fowler em Big Bang Theory), David Duchovny (Fox Mulder em Arquivo X), Rowan Atkinson (Mr Bean), Jodie Fosterdentre outros.
Todos esses atores tem excelentes formações acadêmicas e um bom conhecimento em suas áreas, destaque para Mayim Bialik que é bacharel e tem PhD em Neurociência pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA). Fica claro que não só os Nerds, mas também os CDFs ficam livres dos estereótipos que a mídia os sobrepôs a tempos.
Bem, no fim chegamos à conclusão de que tentar definir um conceito estático para ambos os termos é de fato uma grande perda de tempo, mas que também precisamos evitar a formação e divulgação de tantos estereótipos, seja na internet, seja na TV, ou no cinema, pois estereótipos só reforçam o preconceito e o maniqueísmo que as pessoas tendem a adotar ao lidar com tudo aquilo que não entendem e sequer procuram entender.
Ah, é importante lembrar que o termo CDF só existe no Brasil, tendo outras terminologias países afora.