As Mulheres mais Badass do Cinema


Hoje em dia é fácil dar de cara com personagens femininas fortes, destemidas e corajosas nas telonas, mas será que isso foi sempre assim?
Durante muito tempo atrizes e personagens tem se misturado em um mar de estereótipos no cinema hollywoodiano, você com certeza já deve ter reparado que na maioria dos filmes (principalmente de terror) as personagens femininas só estão ali para servirem de “donzela em perigo”, o que acarreta em uma série de personagens extremamente vazias e sem muita relevância, principalmente em tempos de movimentos sociais tão importantes como o feminismo.
Porém sempre houveram as exceções, alguns filmes e personagens ao longo dos anos ajudaram a desmitificar esse conceito da “donzela em perigo”, nos apresentando personagens femininas fortes, inteligentes, decididas e muito, mas muito badass.
Com isso, vamos listar aqui as personagens femininas mais badass do cinema.

Ellen Ripley
(Alien, 1979)
A Tenente Ellen Ripley (Sigourney Weaver) merece estar em primeiro lugar nesta lista, pois razões sobram aos montes. 
A bordo da nave rebocadora NostromoRipley e mais 6 buchas trabalham em um reboque de uma refinaria de minério, só que no planeta próximo dali eles recebem um sinal estranho e por protocolo vão até o planeta investigar, mas é ai que o bicho pega, literalmente.
O lance é que uma criatura alienígena acaba se entranhando na nave, ai então começa a morrer gente a rodo, mas não a Ripley, porque ela é F-O-D-A.
A mulher é valente, inteligente e se tem um nome que ela desconhece no dicionário, essa palavra é ‘medo’. Ripley encara a figura alienígena praticamente sozinha o filme inteiro, além de tentar salvar a pele dos seus companheiros incompetentes, sem falar que ela ainda fica frente a frente com o danado e sobrevive, meu amigo, isso não é pra qualquer um.
Como se não bastasse, a mulher acha pouco a humilhação que fez o Alien passar no primeiro filme e ainda retorna no segundo para matar a familiar do bicho inteira. Para resgatar uma garotinha que estava perdida e sozinha no planeta dos Aliens cabeçudos, Ripley vai acompanhada de uma equipe de marines para o planeta que está infestado pelas criaturas, mas adivinha quem morre nessa história? Isso mesmo, todos os marines. Ripley além de resgatar a garota e matar todos os Aliens da “colmeia”, ainda sai "no braço" com a Mãe Alien (A Rainha) que deve medir pelo menos uns 5 metros, cara, essa mulher é muito Badass.

Sarah Connor
(The Terminator: Judgment Day -O Exterminador do Futuro: O Dia do Julgamento, 1991)
Se tem uma mulher nessa lista que não ficaria com inveja da Ripley, o nome dela é Sarah Connor (Linda Hamilton).
Sarah estava numa boa, em seu emprego de sempre numa lanchonete, quando de repente aparece um cara (Kyle Resse interpretado por Michael Biehn, no primeiro filme) que veio do futuro para salva-la de um robô assassino que também veio do futuro. Qualquer um estaria se entupindo de gardenal a essa altura, mas não a Sarah, sabe por que? Porque é ela F-O-D-A. 
A mulher simplesmente entende o que tem que fazer e resolve comprar a briga, passando de uma pacata garçonete a salvadora da humanidade (Sem desmerecer, é claro, o trabalho das garçonetes, mas pôh, estamos falando aqui de salvar o mundo, né gente?!)
Com certeza se você for ao dicionário e procurar pelo significado da palavra Badass, estará lá escrito Sarah Connor. A mulher é forte física e psicologicamente, é ágil, atlética, inteligente e desconhece simplesmente o significado da palavra medo. Afinal de contas, enfrentar um robô Exterminador do Tamanho do Arnold Schwarzenegger não é pra qualquer um, eu mesmo teria pedido arrego logo no primeiro minuto.

Mathilda
(Leon: The Profissional- O Profissional,1994)
Quando os pais do Bruce Wayne foram assassinados, ele simplesmente se tornou o moleque mais rico de Gotham City, sendo criado com todos os mimos que qualquer órfão poderia querer, mas não a Mathilda (Natalie Portman), sabe por que? Porque ela é...Deixa pra lá, já tá ficando sem graça.
Com 11 anos de idade, Mathilda simplesmente presenciou a família ser assassinada a sangue frio por gangsters que queriam receber seu pagamento. Sem ter para onde ir e sem nenhuma orientação, a garota acaba sendo “adotada” por um assassino profissional (Jean Reno) que ensina à ela todos hacks das pistolagens
Apesar de muito novinha, Mathilda demonstra uma capacidade incrível de aprendizagem, mostrando que tem personalidade forte e condições psicológicos para lidar com tanta merda que vinha acontecendo em sua vida. 
Não precisa nem dizer o que acontece com os assassinos da família da guria, né?! Isso me lembra aquela música: 
♪ ♫  Diva-na, Matilda-náaaaa.....H Menooooor! ♪ ♫


Beatrix Kiddo
(Kill Bill,2003)
Conheço um amigo que esqueceu o aniversário de sua digníssima, isso gerou uma greve tão grande que ele apelidou o evento de Crise das Infinitas Secas. Mas ainda bem que ele não marcou de vacilão pra cima da Beatrix Kiddo (Uma Thurman), porque senão, parceiro, ela tinha capado essa cabra ordinário era na ponta de peixeira, porque essa mulé é valente, homi.
Beatrix Kiddo foi simplesmente espancada grávida, tomou um balaço na cabeça, foi violentada enquanto estava em coma, tomou um tiro de 12 nos peitos seios e ainda assim se manteve firme perante o seu objetivo, que seria? Kill Bill, né gente?
Achando que a filha havia morrido, a mulher simplesmente declarou guerra à todo mundo que tivesse algum envolvimento com a morte da garota, ela simplesmente decepa braços, pernas e cabeças como se estivesse cortando legumes na cozinha para o jantar. Incapaz de ser parada, Kiddo não teme a morte, pois como ela mesmo disse, a única coisa que a deixava com medo era morrer enquanto precisava cuidar da filha, mas quando a dádiva de ser mãe lhe é tirada, meu amigo, não queira ficar na frente dessa mulher.
Se usar uma Hanzo Hattori como um legitimo Samurai, se vestir como Bruce Lee, ser Treinada pelo grande Mestre Pai Mei e ostentar o codinome de Black Mamba não for curriculum o suficiente para classificar essa mulher como uma Badass, nada mais será.

Rita Vatraski
(Edge of Tomorrow – No Limite do Amanhã , 2014)
Se pra você, enfrentar um alien só parece fácil, então o que você acha de uma invasão completa com vários alienígenas (os mimetizadores) que querem a todo custo destruir nossa preciosa raça?
É meu amigo, revolução das máquinas coisa nenhuma, aqui a ameaça veio de fora. Quando o mundo foi pras cucuias e a resistência humana se formou, adivinhem quem encabeçou o comando das batalhas em Londres pela sobrevivência da espécie, isso mesmo, nossa querida Rita Vatraski (Emily Blunt), também conhecida como Anjo de Verdun.
Rita é durona, destemida e audaciosa. Além de inteligente, a mulher tem incríveis habilidades físicas e consegue manipular uma arma como ninguém. Além do mais, com a habilidade que acidentalmente acabou ganhando dos alienígenas, ela teria vencido a guerra sozinha, não fosse o infortúnio dela ter perdido a habilidade por uma “falha técnica”, no entanto, no final das contas nem precisou, pois usando o bucha do major William Cage (Tom Cruise) ela acabou mostrando pros aliens que manda no planeta.
Então é isso ai, gente. Lembrando que listamos aqui as mulheres mais Badass do cinema, portanto por essa razão faltaram personagens como Lara Croft e Gil Valentine (que tem origem nos Vídeo Games), Hit Girl (Que tem origem nas HQs) e várias outras. Porém em breve faremos mais listas, com As Mulheres mais Badass dos Video-Games e As mulheres mais Badass das HQs, aguardem.