5 Livros para você ter em sua estante
Bem pessoal, baseada na lista que fizemos anteriormente de filmes que você deveria assistir obrigatoriamente, aqui vai mais uma lista, alguns livros que você deve ter em sua estante. Relaxe e confira as dicas;
A Guerra dos Mundos - H.G. Wells
Há quem diga que o acidente em Roswell em 1947 foi quem apresentou ao mundo o conceito de Extraterrestres, porém em 1898 H.G Wells já tinha nos presenteado com talvez aquilo que possa ter sido a primeira trolagem registrada da história, se trata de A Guerra dos Mundos.
Não está entendendo nada? calma que vou explicar. A Guerra dos Mundos é um romance de Ficção Cientificaescrita pelo britânico Herbert George Wells em 1898. O livro fala da invasão da terra por seres de marte com armas e tecnologia muito superiores a nossa, mas o curioso vem agora; Em 1938 o cineasta Orson Welles dramatizou a obra homônima na rádio norte-americana CBS(Columbia Broadcasting System). Isso foi o suficiente para causar um pânico generalizado em três cidades que durou cerca de uma hora, todos acharam que realmente se tratava de uma invasão alienígena real.
Fora a adaptação de Welles, o romance também teve uma versão cinematográfica em 2005, protagonizado por Tom Cruise e dirigido por Steven Spielberg, o filme chega a ser bem fiel a obra original, porém para que possam tirar suas próprias conclusões recomendo que deem uma conferida em todas as obras; O romance de Wells, O áudio drama de Welles e a adaptação cinematografia de Spielberg.
Eu, Robô - Isaac Asimov
Deixa eu ver, você achava que o filme Eu,Robô com Will Smith era obra da criatividade dos roteiristas de Hollywood?, estou certo? Bem, obviamente que o conto do pai dos robôs se tornou muito mais conhecido na mainstreamdevido ao filme de 2004, mas deixo claro aqui que essa foi a única contribuição do filme para o conto.
Na verdade Eu,Robô trata-se da reunião de 9 contos de Azimov, entre 1940 e 1950 onde ele aborda questões sobre robótica e nos apresenta suas tão famigeradas leis, conhecidas como as 3 leis da robótica:
1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano, ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens em conflito com a Primeira Lei.
3º Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e/ou a Segunda Lei.
Admito que sou fanboy de Scifi e por isso talvez superestime Eu,Robô, que alguns acham não se tratar de um dos melhores trabalhos de Azimov. No entanto, para quem gosta de uma boa ficção cientifica e assim como eu também é apaixonado pela robótica, não pode deixar de ler essa obra. Ah, e assista o filme também, por sua conta e risco.
Eu sou a lenda - Richard Matheson
O planeta é tomado por uma bactéria que infecta a todos, de repente, cães, gatos, seres humanos, tudo o que é vivo começa a se transformar em um tipo de “vampiro-zumbi” e você (Robert Neville) se encontra em uma situação bem específica, você é o último homem da terra e depende de você se quer morrer ou se tornar uma lenda.
A sinopse do livro pode parecer só mais um desses contos de zumbis popularizados no cinema com as obras de George Romero, mas acontece que o próprio Romero bebeu da fonte de Eu sou a lendana criação de A Noite dos Mortos Vivosde 1968.
O livro é uma obra de Ficção Cientifica e terror escrito por Richard Matheson e publicado em 1954 tendo várias adaptações cinematográficas, dentre elas The Last Man on Earth (O Último Homem na Terra em tradução livre) de 1964, The Omega Man (O Homem Omega em tradução livre) de 1971 e Eu sou a lenda de 2007.
Embora dentre as três Eu sou e lenda não seja a melhor adaptação do livro, certamente foi a que chamou mais atenção por ter surgido em uma época onde a divulgação midiática nunca esteve tão forte. Protagonizado por Will Smith (Interpretando Robert Neville) e dirigido por Francis Lawrence, o filme homônimo ao livro distorce em diversos aspectos o conteúdo do mesmo, limitando-o a um thriller de terror descerebrado.
O livro aborda questões éticas e sociais de maneira bem elaborada, com uma narrativa vezes parada vezes mais parada ainda, é importante realmente gostar do gênero para não perder o foco e cair na “pegadinha do cansaço” devido a leitura considerada por muitos um tanto quanto “entediante”. Em suma, garanto que irá apreciar o final com um “plot twist” que irá “explodir sua cabeça”, não acredita? vá lá conferir agora.
O Nevoeiro – Stephen King
Confesso que primeiro vi a adaptação cinematográfica homônima O Nevoeiro, pra depois conferir a obra literária, que aliás não chega a ser um livro mas sim um conto do livro Tripulação de Esqueletos, do mestre Stephen King.
O antológico Tripulação de Esqueletos foi lançado em 1985 sendo composto por vários contos, como; A excursão, O Macaco e A Imagem do Segador. Porém o nevoeiro foi o que ficou mais conhecido devido ao filme de 2007 protagonizado por Thomas Jane (O Justiceiro) e dirigido Frank Darabont (The Walking Dead).
No conto, o protagonista David Drayton narra toda a história de sua perspectiva. Ele mora em uma pequena cidade do interior dos EUA com sua esposa Stephanie e seu filho Billy. Um grande nevoeiro se aproxima da cidade, mas não é algo que é levado a sério por muitos. Alheio a isso, Drayton e Billy rumam ao supermercado para comprar alguns utensílios, bem, é aqui que tudo começa. O nevoeiro toma conta de toda a cidade e o caos se espalha aos pouco enquanto todos que ali estão acabam ficando “presos” no supermercado. É aqui que King faz um genial ensaio sobre a moralidade e ética do ser humano, fazendo contrapontos intrigantes e questionamentos inquietantes que irão levar o leitor ao delírio.
Enfim, é um dos melhores contos que já li, no entanto devo admitir que prefiro o final do filme ao do conto. Não leu o conto e nem viu o filme? Saia já daqui e vá garantir o seu, garanto que será mais que só entretenimento de fim de semana.
Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas? – Philip K. Dick
Rick Deckard é um caçador de recompensas, num futuro distópico (ou utópico, depende do seu ponto de vista) Deckard caça androides e vive certos conflitos morais durante sua carreira.
Algo lhe soa familiar? Sim, isso mesmo, Blade Runner, filme protagonizado por Harrison Ford e dirigido por Ridley Scott em 1982 é uma adaptação do livro de K.Dick.
O romance de Ficção Cientifica de 1968 abordava certas questões atemporais e inquietantes. O que nos torna humanos? Como nos tornarmos o que somos? Tudo o que conhecemos é real?
É de fato difícil descrever tal obra em tão poucas linhas, garanta sua leitura que eu garanto a qualidade.
Então, o que acharam da nossa lista? Tem alguma livro que você acha que ficou de fora e gostaria de adicionar? Comenta ai embaixo;
Comenta ai