5 Games Clássicos de Terror Scifi (Nostalgia)
O medo talvez seja o estado
emocional humano menos explorado. Claro, mídias como a TV e o Cinema criam cada
vez mais e mais conteúdo voltado para a provocação dessa terrível/deliciosa
sensação no interior da mente do espectador, porém nenhuma imersão é tão absurdamente
direta e pujante quanto participar da própria ação em si. É partindo dessa
premissa que os jogos de vídeo games detêm muitos mais recursos para explorar
essa tão curiosa condição humana.
Jogos de vídeo games possuem
inúmeras maneiras de nos deixar completamente aterrorizados. Além do apelo áudio visual, com o qual já estamos mais que acostumados, a experiência
de participar de um game de terror pode ir muito mais além, fazendo com que
você se sinta literalmente ‘nos sapatos’ do personagem, tendo extremo cuidado
ao tomar cada minúscula decisão. Se tem uma coisa que eu gosto é a temática
Scifi, se misturar isso com o survivor horror clássico então nós temos uma
infinita gama de possibilidades a serem exploradas, foi pensando nisso que
elenquei para vocês os 5 Games Clássicos de Terror Scifi mais assustadores,
então apaguem as luzes, se coloquem em posição fetal no canto do quarto e vamos
nessa;
Resident Evil
Desenvolvedora: Capcom
Plataformas: PlayStation, Sega Saturn, GameCube, Nintendo DS, Wii e
PC
Ano de Lançamento: 1996
Lançado em 1996, o jogo Resident Evil (Biohazard, como ficou conhecido no Japão) introduziu aos gamers
noventistas um novo conceito de medo.
O game foi o primeiro de muitos
do título. Ao longo dos anos a Capcom
lançou diversos títulos para diferentes plataformas (PS 1,2,3 e 4, Xbox 360, Xbox One, Game Cube, Nintendo DS, Nintendo 64, Wii,
PC e por ai vai), todos bebendo da fonte do original. Dentre os títulos
mais famosos estão; Resident Evil 2
(1998), Resident Evil 3 (1999) e Resident Evil: Code Veronica (2000).
Quem nunca se borrou de medo/susto
com aquele cachorro maldito que teimava em quebrar a janela quando você menos
esperava? Ou com os gritos daqueles corvos infernais ao serem eletrocutados na
parede? Ou pior ainda, quando você finalmente consegue resolver aquele puzzle
na guardhouse e precisa voltar pra mansão e é surpreendido por nada mais nada
menos que um Hunter pulando em sua direção. Não sei vocês, mas essa era a hora
que eu precisava ir no banheiro e trocar a cueca porque tava tudo cagado.
Dead
Space
Desenvolvedora: Visceral Games
Plataformas: PS3,Xbox 360 e PC
Ano de Lançamento: 2008
Dead Space talvez só perca em matéria de terror para o seu
sucessor; Dead Space 2. Lançado pela
EA em 2008, o game revigorou o gênero
de survivor horror que já havia se perdido há tempos. Se tem uma coisa que
torna DS um dos meus games de terror
favoritos é justamente o fato de seus desenvolvedores pensarem ‘fora da caixa’,
como assim? Calma que eu explico; É de senso comum que para criar um produto
voltado para o terror necessariamente se precise usar o sobrenatural, assim nós
temos 99% dos filmes, livros e games abusando de temáticas paranormais/sobrenaturais
na tentativa de criar propostas de terror, o que na maioria das vezes resulta
em produções de baixíssima qualidade com nenhum nível de profundidade. É ai que
entra o pensamento ‘fora da caixa’, terror não precisa estar ligado ao
sobrenatural, ora bolas, pra que uma temática mais espetacular pra se trabalhar
o terror que o Scifi ? É por isso que Dead
Space ganhou (E quase parou várias vezes) nossos corações.
Monstros humanoides de duas
cabeças, criaturas sinistras com garras saindo da barriga e braços em formato
de foice e tudo quanto é sorte de bizarrices saídas das mentes doentias dos
desenvolvedores é o que fazem de DS
o que ele é. O Game é claramente uma homenagem os fãs mais velhos das franquias
de survivor horror clássicos, a começar pela sua jogabilidade onde temos um
personagem extremamente pesado, o que torna os controles travados e com poucas
opções de movimentos. Mas não para por ai, os corredores também apertados (como
em Resident Evil e Dino Crisis) causam um clima
claustrofóbico e tenso, pois a qualquer minuto alguma criatura infernal pode
aparecer ou atrás ou na sua frente e você só terá duas opções; correr ou lutar.
O resultado? Você já deve saber.
Dino Crisis
Desenvolvedora: Capcom
Plataformas: PlayStation, Dreamcast e PC
Ano de Lançamento: 1999
Ainda na febre dos dinossauros
deixada por Jurassic Park, Dino Crisis foi uma das franquias mais fodas dos games
de Survivor horror. Criado por Shinji
Mikami, mesmo diretor de Resident
Evil, o primeiro Dino Crisis foi
lançado em 1999 sendo desenvolvido também pela Capcom e seguia o mesmo estilão do seu irmão “bivitelino”, Biohazard, tanto na jogabilidade quanto
no ‘esqueminha de sustos’. A bagaça teve versões pra várias plataformas como; PlayStation, Dreamcast e PC.
Se você estava achando que os
zumbis de Resident Evil eram lerdos
demais e não metiam medo em ninguém, então Dino
Crisis era o jogo certo pra você. Colocando o jogador em corredores
apertados e com limites caricatos de movimentação, a direção do game tocava o
terror no coração dos pobres aventureiros ao dar play naquela musiquinha de
suspense de arrepiar os pelos da bunda, toda vez que algum velociraptor
aparecia em cena. Sim, seus movimentos eram tão limitados quanto os de RE, porém os dinossauros eram bem mais
rápidos que aqueles zumbis putrefatos o que só lhes dava duas opções, correr ou
lutar, infelizmente nenhum das duas eram boas alternativas.
Half Life
Desenvolvedora: Valve Corporation
Plataformas: PC, PS2 e PSP
Ano de Lançamento: 1998,2001 e 2013
Desenvolvido pela Valve Corporation e distribuído pela Sierra Entertainment, Half Life foi por muito tempo uma febre
das batalhas em lan no PC. O Game foi lançado para as plataformas PC (Windows, OSX e Linux), PS2 e PSP a partir de 2008 e foi o grande
responsável por um dos multiplayers mais jogados nas Lan Houses nos anos 2000,
o famigerado Counter Strike.
O game recebeu muitos elogios na
época, principalmente por sua jogabilidade que trazia um elemento novo, que
elemento? Bem, as famosas cut scenes do game não eram esteticamente separadas,
ou seja, elas aconteciam enquanto você jogava, o que dava uma sensação ainda
maior de imersão pois passava a ideia de que não haviam cortes. O clima frio e
metálico de laboratório deserto, o silêncio dos largos corredores, a impotência
de seu personagem que no máximo possui um pé de cabra pra se defender de
criaturas extradimensionais bizarríssimas, isso tudo somado a uma temática
scifi com fortes influencias de filmes da cultura pop como Alien, conseguiam fazer qualquer um borrar as calças toda vez que
ouvia um barulho estranho vindo das sombras.
A experiência de ter jogado Half Life não pode ser descrita em
palavras, claro, para a molecada de hoje, já acostumados com gráficos
hiper-realistas, o game pode parecer só um amontoado tosco de pixels
gigantescos, mas para quem viveu a época eu garanto, ficava difícil segurar a shit
do lado de dentro quando começava o gameplay.
System
Shock 2
Desenvolvedora: Irrational Games, Looking Glass Studios
Plataformas: Microsoft Windows, OS X e Linux
Ano de Lançamento: 1999,2013 e 2014
Um dos menos conhecidos dessa
lista, talvez até um dos mais desconhecidos dentre todos os games de Survivor
Horror, System Shock 2 foi lançado
em 1999 pra PC (Windows) e trouxe algumas inovações pro gênero.
O game tem uma temática espacial
muito parecida com a Dead Space, ou seria o contrário já que Dead Space veio
depois? A história se passa no futuro, em 2114 e você é um soldado que acorda e
percebe que sua nave está infestada por um vírus que matou praticamente todo
mundo. Some isso ao fato de você estar com amnésia e não fazer ideia do que
esta havendo ali e teremos um típico terror psicológico clássico, não fosse
isso o suficiente logo você tem que inicar alguns treinamentos para lidar com o
que esta por vir, claro, como não podia deixar de ser; muito caos, bizarrices
de todo tipo e muita confusão mental.
De todos os 5 jogos esse foi o
que menos explorei, talvez por isso eu tenha bem menos material de registro sobre o mesmo, mas isso
não o torna sob qualquer circunstancia menor que seus colegas em matéria de
terror.
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