5 Games Clássicos de Terror Scifi (Nostalgia)

O medo talvez seja o estado emocional humano menos explorado. Claro, mídias como a TV e o Cinema criam cada vez mais e mais conteúdo voltado para a provocação dessa terrível/deliciosa sensação no interior da mente do espectador, porém nenhuma imersão é tão absurdamente direta e pujante quanto participar da própria ação em si. É partindo dessa premissa que os jogos de vídeo games detêm muitos mais recursos para explorar essa tão curiosa condição humana.
Jogos de vídeo games possuem inúmeras maneiras de nos deixar completamente aterrorizados. Além do apelo áudio visual, com o qual já estamos mais que acostumados, a experiência de participar de um game de terror pode ir muito mais além, fazendo com que você se sinta literalmente ‘nos sapatos’ do personagem, tendo extremo cuidado ao tomar cada minúscula decisão. Se tem uma coisa que eu gosto é a temática Scifi, se misturar isso com o survivor horror clássico então nós temos uma infinita gama de possibilidades a serem exploradas, foi pensando nisso que elenquei para vocês os 5 Games Clássicos de Terror Scifi mais assustadores, então apaguem as luzes, se coloquem em posição fetal no canto do quarto e vamos nessa;

Resident Evil
Desenvolvedora: Capcom
Plataformas: PlayStation, Sega Saturn, GameCube, Nintendo DS, Wii e PC
Ano de Lançamento: 1996
Lançado em 1996, o jogo Resident Evil (Biohazard, como ficou conhecido no Japão) introduziu aos gamers noventistas um novo conceito de medo.
O game foi o primeiro de muitos do título. Ao longo dos anos a Capcom lançou diversos títulos para diferentes plataformas (PS 1,2,3 e 4, Xbox 360, Xbox One, Game Cube, Nintendo DS, Nintendo 64, Wii, PC e por ai vai), todos bebendo da fonte do original. Dentre os títulos mais famosos estão; Resident Evil 2 (1998), Resident Evil 3 (1999) e Resident Evil: Code Veronica (2000).
Quem nunca se borrou de medo/susto com aquele cachorro maldito que teimava em quebrar a janela quando você menos esperava? Ou com os gritos daqueles corvos infernais ao serem eletrocutados na parede? Ou pior ainda, quando você finalmente consegue resolver aquele puzzle na guardhouse e precisa voltar pra mansão e é surpreendido por nada mais nada menos que um Hunter pulando em sua direção. Não sei vocês, mas essa era a hora que eu precisava ir no banheiro e trocar a cueca porque tava tudo cagado.

Dead Space
Desenvolvedora: Visceral Games
Plataformas: PS3,Xbox 360 e PC
Ano de Lançamento: 2008
Dead Space talvez só perca em matéria de terror para o seu sucessor; Dead Space 2. Lançado pela EA em 2008, o game revigorou o gênero de survivor horror que já havia se perdido há tempos. Se tem uma coisa que torna DS um dos meus games de terror favoritos é justamente o fato de seus desenvolvedores pensarem ‘fora da caixa’, como assim? Calma que eu explico; É de senso comum que para criar um produto voltado para o terror necessariamente se precise usar o sobrenatural, assim nós temos 99% dos filmes, livros e games abusando de temáticas paranormais/sobrenaturais na tentativa de criar propostas de terror, o que na maioria das vezes resulta em produções de baixíssima qualidade com nenhum nível de profundidade. É ai que entra o pensamento ‘fora da caixa’, terror não precisa estar ligado ao sobrenatural, ora bolas, pra que uma temática mais espetacular pra se trabalhar o terror que o Scifi ? É por isso que Dead Space ganhou (E quase parou várias vezes) nossos corações.
Monstros humanoides de duas cabeças, criaturas sinistras com garras saindo da barriga e braços em formato de foice e tudo quanto é sorte de bizarrices saídas das mentes doentias dos desenvolvedores é o que fazem de DS o que ele é. O Game é claramente uma homenagem os fãs mais velhos das franquias de survivor horror clássicos, a começar pela sua jogabilidade onde temos um personagem extremamente pesado, o que torna os controles travados e com poucas opções de movimentos. Mas não para por ai, os corredores também apertados (como em Resident Evil e Dino Crisis) causam um clima claustrofóbico e tenso, pois a qualquer minuto alguma criatura infernal pode aparecer ou atrás ou na sua frente e você só terá duas opções; correr ou lutar. O resultado? Você já deve saber.

Dino Crisis
Desenvolvedora: Capcom
Plataformas: PlayStation, Dreamcast e PC
Ano de Lançamento: 1999
Ainda na febre dos dinossauros deixada por Jurassic Park, Dino Crisis foi uma das franquias mais fodas dos games de Survivor horror. Criado por Shinji Mikami, mesmo diretor de Resident Evil, o primeiro Dino Crisis foi lançado em 1999 sendo desenvolvido também pela Capcom e seguia o mesmo estilão do seu irmão “bivitelino”, Biohazard, tanto na jogabilidade quanto no ‘esqueminha de sustos’. A bagaça teve versões pra várias plataformas como; PlayStation, Dreamcast e PC.
Se você estava achando que os zumbis de Resident Evil eram lerdos demais e não metiam medo em ninguém, então Dino Crisis era o jogo certo pra você. Colocando o jogador em corredores apertados e com limites caricatos de movimentação, a direção do game tocava o terror no coração dos pobres aventureiros ao dar play naquela musiquinha de suspense de arrepiar os pelos da bunda, toda vez que algum velociraptor aparecia em cena. Sim, seus movimentos eram tão limitados quanto os de RE, porém os dinossauros eram bem mais rápidos que aqueles zumbis putrefatos o que só lhes dava duas opções, correr ou lutar, infelizmente nenhum das duas eram boas alternativas.

Half Life
Desenvolvedora: Valve Corporation
Plataformas: PC, PS2 e PSP
Ano de Lançamento: 1998,2001 e 2013
Desenvolvido pela Valve Corporation e distribuído pela Sierra Entertainment, Half Life foi por muito tempo uma febre das batalhas em lan no PC. O Game foi lançado para as plataformas PC (Windows, OSX e Linux), PS2 e PSP a partir de 2008 e foi o grande responsável por um dos multiplayers mais jogados nas Lan Houses nos anos 2000, o famigerado Counter Strike.
O game recebeu muitos elogios na época, principalmente por sua jogabilidade que trazia um elemento novo, que elemento? Bem, as famosas cut scenes do game não eram esteticamente separadas, ou seja, elas aconteciam enquanto você jogava, o que dava uma sensação ainda maior de imersão pois passava a ideia de que não haviam cortes. O clima frio e metálico de laboratório deserto, o silêncio dos largos corredores, a impotência de seu personagem que no máximo possui um pé de cabra pra se defender de criaturas extradimensionais bizarríssimas, isso tudo somado a uma temática scifi com fortes influencias de filmes da cultura pop como Alien, conseguiam fazer qualquer um borrar as calças toda vez que ouvia um barulho estranho vindo das sombras.
A experiência de ter jogado Half Life não pode ser descrita em palavras, claro, para a molecada de hoje, já acostumados com gráficos hiper-realistas, o game pode parecer só um amontoado tosco de pixels gigantescos, mas para quem viveu a época eu garanto, ficava difícil segurar a shit do lado de dentro quando começava o gameplay.

System Shock 2
Desenvolvedora: Irrational Games, Looking Glass Studios
Plataformas: Microsoft Windows, OS X e Linux
Ano de Lançamento: 1999,2013 e 2014
Um dos menos conhecidos dessa lista, talvez até um dos mais desconhecidos dentre todos os games de Survivor Horror, System Shock 2 foi lançado em 1999 pra PC (Windows) e trouxe algumas inovações pro gênero.
O game tem uma temática espacial muito parecida com a Dead Space, ou seria o contrário já que Dead Space veio depois? A história se passa no futuro, em 2114 e você é um soldado que acorda e percebe que sua nave está infestada por um vírus que matou praticamente todo mundo. Some isso ao fato de você estar com amnésia e não fazer ideia do que esta havendo ali e teremos um típico terror psicológico clássico, não fosse isso o suficiente logo você tem que inicar alguns treinamentos para lidar com o que esta por vir, claro, como não podia deixar de ser; muito caos, bizarrices de todo tipo e muita confusão mental.
De todos os 5 jogos esse foi o que menos explorei, talvez por isso eu tenha bem menos material de registro sobre o mesmo, mas isso não o torna sob qualquer circunstancia menor que seus colegas em matéria de terror.